O PIBIC
O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) tem como objetivo desenvolver nos estudantes o pensamento crítico e despertar vocação para a área científica. Além disso, o programa visa a formação de recursos humanos voltados à pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência na pós-graduação.
O PIBIC têm período de duração de 12 (doze) meses, o qual se inicia no mês de agosto de cada ano. O Comitê, formado por pesquisadores do próprio CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e outros pesquisadores convidados, acompanha o desenvolvimento do projeto por meio de relatórios, além do seminário que é obrigatório a todos os bolsistas.
Principais objetivos:
- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Em relação aos orientadores:
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
Em relação aos bolsistas:
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Tânia Basso: Tania é doutora em Engenharia da Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – FEEC/UNICAMP; mestre também em Engenharia de Computação pela FEEC/UNICAMP; tecnóloga em informática pela Faculdade de Tecnologia – FT/UNICAMP. Atualmente é docente do curso de Informática do COTIL/UNICAMP, onde leciona desde 2018.

José Alberto Matioli: Especialista em Análise e Projeto de Sistemas - UNIMEP e Tecnólogo em Saneamento - UNICAMP. Docente do COTIL desde 1994. Foi Chefe do Departamento de Informática nos biênios 1995-1997 e 2015-2017. Foi Diretor do Campus I da Unicamp em Limeira de 2002 a 2010. Tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de softwares, tendo atuado em grandes empresas.

Alan Vinícius de Souza é aluno do 3º ano do curso técnico de informática e monitor no COTIL - UNICAMP. Um dos alunos selecionados para o projeto PIBIC-EM 2019. Adora tecnologia e desenvolvimento back-end, jogar Dota 2, assistir filmes e séries, e é fã de Queen.

Marinaldo Silva de Angelo Sobrinho é aluno do 3º ano do curso técnico de informática do COTIL - UNICAMP. Um dos alunos selecionados para o projeto PIBIC-EM 2019. É apaixonado por tecnologia e escrever, adora jogos online, assistir filmes, ler livros e é fã de Red Hot Chili Peppers.

Victor Rodrigues de Souza Domingues é aluno do 3º ano do curso técnico de informática do COTIL - UNICAMP. Um dos alunos selecionados para o projeto PIBIC-EM 2019.